Blog Belvittà
abr
15

Os dermatologistas são unânimes: o uso de protetor solar é indispensável. Saiba como escolher o melhor protetor para manter sua pele bonita e saudável.

O sol é essencial a vida e a saúde, porém a exposição solar excessiva e sem a proteção adequada é principal causa do envelhecimento precoce da pele, leva a desidratação, formação de rugas e manchas, além do desenvolvimento de doenças de pele mais graves.

RAIOS UV

Existem dois tipos de raios UV que afetam a pele:

UVB: São os raios que afetam a camada superficial da pele e causam as queimaduras solares. A exposição frequente e intensa a este tipo de radiação provoca lesões no DNA e pode levar ao câncer de pele.

UVA: Penetram mais profundamente na pele, chegando até a derme, sendo responsáveis pelo envelhecimento precoce. Seus efeitos se acumulam ao longo do tempo e podem aumentar o risco de câncer de pele.

O QUE É FPS?

A pele exposta ao sol leva um determinado tempo para ficar vermelha. O FPS indica quanto tempo irá demorar a mais para que isso aconteça. Por exemplo, se sem o uso de protetor a pele leva 5 minutos para ficar vermelha, se for usado um protetor FPS 30 levará 30 vezes mais tempo, ou seja, a pele ficará vermelha após 2:30 horas.

No entanto, com a transpiração e outras atividades físicas, recomenda-se reaplicar o protetor a cada duas horas para manter um nível de proteção eficaz.

ESCOLHA DO PROTETOR IDEAL

Como vimos, tanto a radiação UVA, quanto a UVB são danosas à pele. Por isso um bom protetor solar deve oferecer proteção UVA e UVB, lembrando que a proteção contra os raios UVB é determinada pelo FPS do produto, que deve ser de no mínimo  30. Para pessoas com pele mais clara e que se queimam facilmente é recomendado FPS sempre acima de 30.

Procure optar por protetores hipoalergênicos, pois estes são formulados com substâncias que geralmente não provocam alergias. Protetores oil free também são mais indicados, pois não contém substâncias oleosas que deixam a pele com aquele brilho indesejado.

Os protetores mais modernos, chamados de protetores funcionais, além da fotoproteção, também oferecem outros benefícios adicionais, como hidratação, proteção contra o envelhecimento precoce e cobertura de base.

COMO APLICAR

Aplique generosamente o protetor solar pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. Para manter uma proteção eficaz, reaplique pelo menos a cada duas horas ou em intervalos menores, caso a sua pele seja muito sensível e se queime facilmente, após a transpiração e durante a prática de atividades físicas.

 

About the Author

Leave a Reply

*