Blog Belvittà
jul
09

Você sabia que a exposição solar sem cuidados adequados é a principal causa do envelhecimento precoce da pele?

Com o tempo, a pele começa a perder a sua aparência jovem. As primeiras rugas aparecem ao redor dos olhos, linhas e marcas de expressão começam a se tornar mais visíveis. Embora alguns destes fatores sejam naturais e inevitáveis, muitos dos sinais visíveis de envelhecimento são causados pelo sol, e podem ser evitados.

A pele é composta de três camadas: a epiderme (camada mais externa), derme (camada intermediária) e hipoderme (camada mais profunda) . A derme contém colágeno, elastina e outras fibras que suportam a estrutura da pele. São esses elementos, que dão à pele a sua aparência lisa e jovem, que são danificadas pela radiação ultravioleta do sol.

A radiação ultravioleta é composta por dois tipos diferentes de raios, UVA e UVB . Quando radiação UV atinge a pele, as células da derme se esforçam para produzir melanina na epiderme. Este é o processo que promove o bronzeado, que é a pele tentando bloquear a penetração da radiação.

Os raios UVB são mais curtos do que os raios UVA, e são os principais culpados pelas queimaduras solares. Mas são os raios UVA que penetram mais profundamente na pele e danificam as fibras de colágeno, por isso são os principais responsáveis por grande parte dos danos que levam ao fotoenvelhecimento.

A melhor maneira de combater o fotoenvelhecimento é através da prevenção. A aplicação diária de protetor solar com FPS 30 ou superior para áreas expostas, não só vai ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento, como também irá diminuir o risco de desenvolver o câncer de pele.

About the Author

Leave a Reply

*