Blog Belvittà
abr
15

Você deve ser como a maioria das pessoas: deseja ter uma pele bonita e saudável, mas não tem tempo para cuidados diários muito demorados. É aí que os antioxidantes podem te ajudar. Incorporando-os em sua dieta e rotina diária de cuidados com a pele eles trazem um efeito muito positivo.

Os antioxidantes são nutrientes que ajudam a prevenir e reparar os danos aos tecidos do corpo. Eles fazem isso retardando ou impedindo os efeitos dos radicais livres que provocam a oxidação, que é um processo que provoca danos as nossas células. Se você já viu uma maça descascada ficando marrom, você já viu a oxidação em ação.

Os antioxidantes bloqueiam os efeitos dos radicais livres, por isso é importantíssimo fazer a sua reposição constantemente.

Onde encontrar os antioxidantes?

Você pode encontrar os antioxidantes naturalmente em muitos alimentos. Conheça alguns deles:

Ômega 3: peixes como salmão, sardinha e atum e sementes de linhaça e chia.
Betacaroteno: batata-doce, cenoura e couve.
Licopeno: tomate, goiaba e melancia.
Polifenóis: presentes em frutas como uva, maçã, morango e hortaliças como couve-flor, cebola, espinafre e repolho.
Vitamina C: laranja, limão, morango, acerola, kiwi e brócolis.
Vitamina E: arroz integral, gema de ovo, óleos de algodão, milho e soja.
Selênio: castanha-do-pará, nozes, amêndoas, semente de girassol e trigo integral.

Mas atenção: apesar de serem naturalmente bons, os antioxidantes em excesso também podem ser prejudiciais, por isso consulte sempre o seu nutricionista para saber as quantidades recomendadas. Na maioria dos casos, tudo que você precisa para suprir sua necessidade de antioxidantes é uma dieta saudável e equilibrada.

Quando se trata de cuidados com a pele, os antioxidantes são importantíssimos para proteção contra os efeitos nocivos do sol, principal causa da formação dos radicais livres. Por esta razão, procure usar protetor solar e outros cosméticos que ofereçam ação antioxidante, pois eles vão aumentar as defesas da pele e ajudar a reparar os danos provocados pelos radicais livres.

About the Author

Leave a Reply

*