Blog Belvittà
nov
13

Muitos profissionais de estética preferem não oferecer produtos de cuidados home care em suas clínicas porque sentem vergonha ou pensam que vender ao cliente será ofensivo. Porém, tratada com respeito, tato e sensibilidade, a venda de um tratamento domiciliar agrega valor aos tratamentos profissionais e constrói uma relação de confiança entre você e seus clientes, o que irá beneficiar a pele dos clientes, bem como o caixa da sua clínica.

Você é um especialista e deve se ver como um solucionador de problemas, e não um vendedor. Para oferecer um serviço excepcional, o profissional deve também orientar os clientes sobre produtos, ativos e opções de estilo de vida que irão ajudá-los a atingir suas metas de beleza e saúde da pele. Esta mentalidade fará com que você supere a intimidação de sugerir produtos para os clientes levarem para casa, bem como irá otimizar os resultados dos tratamentos. Não só os clientes vão amar os resultados, como vão voltar regularmente para ouvir seus conselhos e recomendações.

Você é consciente de tudo isso, mas ainda assim não se sente confortável para vender home care. Não se preocupe. Depois de ler as 8 dicas a seguir você vai ver que pode ser bem mais fácil do que imagina.

1 - Tudo começa na saudação quando o cliente está vendo sua exposição de produtos home care. Evite perguntas como: posso te ajudar? – você tem alguma dúvida? você está procurando alguma coisa específica? Este tipo de abordagem não envolve o cliente. Em vez disso, faça perguntas abertas que não podem resultar em um “não” como resposta. Saudações que convidam para interação, engajamento e conexão podem ser:
O que você mudaria na sua pele se pudesse?
Você já tem uma rotina de cuidados diários da pele?
Com que frequência você esfolia a pele? (Siga com: alguns dos meus clientes percebem que quando eles esfoliam corretamente, seu hidratante funciona melhor e, é claro, a textura da pele fica mais refinada).
Como você remove sua maquiagem no final do dia?
Você usa um protetor solar todos os dias?

2 - Apresente-se como um especialista e fale das suas credenciais. Ao iniciar o seu diálogo, explique que, como terapeuta, a sua paixão é ajudar as pessoas a obter uma pele bonita e saudável sempre. Explique que a saúde da pele exige trabalho em equipe e que você pode compartilhar sua experiência para ajudar o cliente a desfrutar de uma pele saudável e radiante.

3 - Apresente-se como um profissional legítimo, que está verdadeiramente interessado na saúde e bem-estar do cliente. Só depois disso, comece a falar da marca que você representa. Explique que os produtos da marca que você representa são diferentes dos produtos de varejo e que cuidam não só da aparência, mas também da saúde da pele.

4 - Enfatize os benefícios, não características. Em uma breve conversa, os clientes não se preocupam com os ativos de um produto, mas sim com os benefícios desses ativos. Por exemplo, dizer “Esta esfoliação suave é feita de pó extrato de farelo de arroz, de modo que o produto esfolia suavemente a pele e é muito menos abrasivo do que os esfoliantes de semente de damasco ou outras sementes.”

5 - Somos criaturas sociais e tendemos a imitar e seguir os outros. Tudo o que é considerado popular pode influenciar na decisão de compra dos clientes. Compartilhe com o seu cliente a história de um outro cliente que tornou-se fã incondicional daquele produto que ele está interessado em comprar. Os clientes adoram um bom testemunho de seus pares.

6 - Procure ter amostras grátis ou provadores sempre à disposição. Os clientes são 10 vezes mais propensos a comprar um produto de beleza depois de experimentarem. Apresente o produto como se fosse ouro! Fale tudo sobre os benefícios do produto e como usá-lo. Os clientes ficarão mais propensos a experimentar e comprar.

7 - Ofereça apenas algumas opções de produtos, em vez de bombardear os clientes com uma lista enorme. Eles irão comprar mais se a sua seleção for pequena, porém convincente. Então, certifique-se de que suas sugestões correspondem a questões específicas sobre as quais os clientes tenham manifestado preocupação.

8 - Procure conhecer profundamente os produtos que você oferece. Isto lhe dará poderes para dar aos clientes o que eles merecem: venda prescritiva, que combina corretamente benefícios específicos dos produtos para necessidades específicas dos clientes. Procure sempre aperfeiçoar o seu conhecimento sobre os produtos e desenvolva um estilo de venda compatível com a cultura profissional, discreta e bem embasada.

Ótimos vendas!

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  1. Patrícia Tozzo Reply

    Óticas dicas, até mesmo para nós distribuidores da marca!!!
    A qual as clientes estão amando =)

  2. dayanne Reply

    Ótimas dicas.

  3. neiva ruzzarin Reply

    Muito boas dicas oarabens

  4. Helena Pereira Reply

    Excelente informação.

  5. adriana Reply

    Muito bom..adorei as dicas…

  6. Adriana Pavei Reply

    Muito bom.. Mesmo adorei as dicas

  7. CRISLAINE de almeida souza Reply

    Excelente!

  8. Daviane Costa Reply

    Muito bom. Com frases claras e bem explicadas. Objetivo! Parabéns!

  9. marcia matos farias Reply

    Excelentes orientações!

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