Blog Belvittà
nov
27

Trabalhar cuidadosamente o relacionamento com o cliente é fundamental para fazer da sua clínica uma história de sucesso. Estudos mostram que os consumidores citam a excelência do serviço ao cliente como a principal razão para selecionar uma empresa em detrimento de outra. Os clientes querem saber que uma empresa se preocupa com eles, não apenas como consumidores de produtos e serviços, mas como pessoas.

A estética é um negócio pessoal, focado nas necessidades individuais das pessoas. Por isso, compreender seus clientes, saber ouvi-los e mostrar que você os valoriza em um nível pessoal é essencial para construir uma relação duradoura.

Construir uma relação duradoura com um cliente é como um namoro. Então vamos compartilhar quatro segredos fundamentais para garantir que este relacionamento vá para a frente.

1 – Faça a primeira impressão ser excelente

No seu primeiro contato com o cliente tome todo cuidado para que a primeira impressão que ele terá sobre você seja a melhor possível. Uma boa primeira impressão prepara o terreno para um futuro brilhante e faz com que os próximos passos na construção do relacionamento com o cliente sejam mais fáceis. Por outro lado, uma primeira impressão ruim pode significar o contrário.

Para fazer uma excelente primeira impressão, saiba quais são seus valores e certifique-se de refleti-los. O ambiente da sua clínica diz muito sobre quem você é. E tenha certeza, os clientes vão notar.

Você é acolhedor e receptivo para com os outros? Um atendimento com hospitalidade faz com que os clientes relaxem, e quando a tensão inicial desaparece, as coisas tendem a fluir mais naturalmente.

2 – Crie uma conexão com o cliente

As pessoas querem ser ouvidas, especialmente quando suas necessidades são importantes para elas. Quando você pratica as habilidades de escuta ativa, você respira a vida em um relacionamento.

A escuta ativa não é automática, você precisa concentrar totalmente sua atenção no cliente por meio de todas as interações. Deixar de lado seu próprio estado emocional, preconceitos e ideias preconcebidas sobre as necessidades do cliente é o primeiro passo.

Quando os clientes falam, você deve manter contato com os olhos e depois calmamente resumir o que eles disseram. Isso permite que eles saibam que você os ouviu e permite que tenham a chance de corrigir eventuais erros na sua compreensão.

Além disso, observe quando um cliente lhe fornece informações pessoais, como o nome do filho, um aniversário, ou um acontecimento pessoal desafiador. Estes pontos de contato criam uma oportunidade de se conectar ao cliente na próxima vez que você o encontrar. Esse tipo de empatia abre caminho para estabelecer lealdade e amizade com o cliente.

3 – Mantenha comunicação com o cliente

Nenhum relacionamento dura sem comunicação. Da mesma forma, se os seus clientes não sabem que estão em seus pensamentos, você não vai estar nos pensamentos deles.

As redes sociais na Internet – Facebook, Twitter, LinkedIn, blogs e outros meios de ligação através da Web não são mais opcionais, mas uma necessidade para a comunicação com o cliente. Não basta ter um site ou enviar um e-mail de vez em quando. Estar conectado aos clientes através das redes sociais agora é uma necessidade.

4 – Lembre-se da regra de ouro

Uma das regras mais sábias de relacionamento (e da vida, em geral) é tratar os outros da mesma forma que você gostaria de ser tratado. Você está aplicando essa sabedoria no seu relacionamento com o cliente?

A vida é estressante para muitas pessoas. Quando mais você puder tornar a vida do cliente mais leve e menos complicada, mais ele vai considerar que vale a pena manter uma conexão com você. Afinal, você escolheu uma profissão com o nobre propósito de promover o bem-estar e a autoestima das pessoas, então mantenha o foco no cliente.

Apesar de suas melhores intenções e esforços, rompimentos  podem acontecer. Assim como em um namoro, alguns relacionamentos com os clientes também podem falhar. Como você termina com um cliente diz muito sobre seus valores de negócio e como você avalia os outros.

O segredo quando um relacionamento se rompe: Todos os conselhos acima ainda se aplicam. O seu profissionalismo e cuidado para com os outros não termina quando um relacionamento se desfaz. Quem sabe esse cliente pode ir para outro lugar apenas para voltar mais tarde. A ruptura pode fazer com que a volta seja ainda mais doce.

Quando você pratica estas quatro dicas para manter um relacionamento bem sucedido com o cliente, você constrói o que toda empresa deseja: a fidelidade do cliente. Enquanto muitos gastam milhões para conseguir esse objetivo, você pode encontrar o sucesso graças ao seu carinho e presença humana, que aliados a  excelentes produtos e serviços estão disponíveis para os clientes quando eles mais precisam.

Pense nisso e ótimos tratamentos!

O que você achou deste artigo?
Dê a sua opinião escrevendo um comentário aqui no blog ou na nossa Fan Page no Facebook! Ela é muito importante para que possamos criar matérias que contribuam cada vez mais para o seu sucesso profissional.

About the Author
  1. NAILDA Reply

    Maravilhoso. todos as dicas são de grande importancia. Obrigada.

  2. juscelena viana Reply

    Adorei a matéria, vou fazer uso no meu dia dia.
    Muito bom mesmo!!

  3. Edinakva F costa Reply

    Excelentes orientações!!! Amei!!
    Parabens pelo trabalho.

  4. CRISLAINE de almeida souza Reply

    Muito bom! Dicas simples e eficazes se aplicarmos no nosso dia a dia!

  5. marcileia Reply

    Excelente. ..na vida as pessoas procuram hj um produto ou serviço com lealdade. ..o simples hj tem ficado de lado como respeito e carinho para fidelização do cliente….

  6. Daviane Costa Reply

    Muito valiosa dica! Simples e objetiva! Parabéns!!!

  7. motor ppa Reply

    Ótimo blog ! Sempre que eu dou uma passada aqui para ver o que há de novo !
    eu adorei seu último post , divulgadas a vários amigos ! Continue postando que eu continuo voltando, nos vemos em breve ( :

Leave a Reply

*